19. Lugar no IRONMAN MIAMI 70.3 –  Prova Dura, mas uma Grande Estreia e Muito Feliz com o resultado.

Um grande sonho realizado, completei meu primeiro IRONMAN 70.3 em um lugar fantástico, mas que também nos trouxe grandes desafios durante a prova como a temperatura que chegou a cerca 36 graus e 8 subidas em uma ponte longa e alta durante a corrida que condenaram o desempenho de muitos competidores, além de um percurso de natação com aproximadamente 300 a 400m mais de distância segundo muitos atletas inclusive profissionais presentes.

Para uma estreia no circuito de IRONMAN 70.3, me superei com o que fiz. Encaixei muito bem a suplementação com Carboidratos em Gel, Barra de Proteína, Capsulas de  BCAA e Sal(eletrolíticos), ACCELERADE e muita água. Seguir a orientação do meu Técnico Hilton Coutinho que foi trabalhar em cima das frequências cardiacas  ideais para não quebrar em nenhum momento foi de extrema importância e foi o que aconteceu, completei a prova em 19 Lugar com o tempo de total de 5h00’51” e parciais – Swim (42’45”), T1 (3’21”), Bike (2:33’57”), T2 (1’27”), Run (1:39’21”).

A VIAGEM
A semana que antecedeu a prova foi bastante corrida pra mim, pois tive que cuidar de varios itens, como os últimos detalhes sobre os equipamentos, impressão de logotipos do Patrocinador e Apoios nas roupas da competição, entre outros fatores para que a viagem pudesse ser traquila.

A Viagem foi um pouco cansativa, pois eu e minha esposa saimos de São Paulo as 9:00am e tivemos que parar em Manaus antes de seguir para Miami, onde chegamos por volta das 20:00. A primeira parada foi em Coral Gables na casa de nossa amiga americana Valentina, que também encarou as 70.3 Milhas da prova pela primeira vez.

Quinta-Feira ficou marcada pela abertura da Expo, onde grandes marcas estiveram presentes. Todos os atletas puderam se registrar na USAT (Obrigatoriedade de sermos federados apenas por 1 dia) e pegar seus kits, além de gastarem alguns dolares no mini shopping com diversos itens do IRONMAN 70.3. No Final do dia fui fazer o último treino de pedal de 1 hora na famosa Key Biscayne.

Sexta Feira foi mais um dia de Expo, retirada de Kit e como na maioria das provas em USA, fazermos o Bike Check in na area de transição. Sim as bikes durmiram na area de transição sob a seguranca das forças armadas, porém um pequena falha da organização que não deixou todos os cavaletes montados, fazendo com que alguns atletas , incluindo eu mesmo, deixassem seus equipamentos encostados no muro que cercava a transição. Pelo menos a própria organização se responsabilzou em colocar as bikes em seus devidos lugares antes dos atletas chegarem no dia da prova.

Sábado – O Grande Dia !!!
Mesmo com a largada da minha categoria sendo a 14a. e ultima largada, acordei as 4:30 para tomar meu  Café da manhã I, conforme recomendação da Dra. Paula Cavalini. Segui para a area de transição as 5:30 ,onde recebemos as marcações dos números pelo corpo e seguimos para terminar de arrumar os ultimos detalhes na area da transição. As 6:00 foi anunciado que a roupa de borracha não estava permitida. Diferente de algumas provas de 70.3, não tivemos sacolas separadas para cada modalidade, nem mesmo uma tenda. Todo equipamento para as modalidades ficaram aos cuidados dos próprios atletas como nas provas de distâncias curtas (Short e Olimpico).  Faltando 1 hora para minha largada mais um Café II e contagem regressiva ..Tic Tac Tic Tac …

A PROVA
Me parerei muito para esta prova, e o mais importante foi estar confiante para fazer o meu melhor. Meu maior aliado foi a estratégia de alimentação e frequencia cardiaca usada durante a prova. Muita gente estava presente para acompanhar a prova e isso nos dava mais energia para encarar todo o percurso. A música também descontraia os atletas e tirava um pouco de todo o nervosismo, primcipalmente para mim que estava estreinando na distância.

A Largada foi dada as 7:55 com todos os atletas da categoria dentro da água. Na minha categoria tinham 339 atletas inscritos, mas nem todos largaram. A temperatura da água estava excelente para nadar sem roupa. Foram aproximadamente 2,3km de Natação.

Queria muito sair com uns 35″  da água e bem posicionado, mas com um pouco mais de água, acabei saindo com 42’45” em 81 lugar da categoria. Sem saber disso fui pra cima, pois sabia que poderia recuperar muita posições na bike e na corrida.

O percurso de ciclismo foi fantástico, passando por lugares lindos por dentro das cidades ao redor de Miami. Muitos policiais nos cruzamentos e milhares de famílias sentadas nas portas das casas com apitos, cartazes e gritos de apoio. Isso nos dava força para seguir em frente. O ruim foi que usavamos apenas meia pista e tinha muito atleta, além de alguns motoristas sem noção e nenhum espirito esportivo que sempre cruzavam a pista tirando um pouco da segurança dos atletas.
Para conquistar mais posições eu tinha que pedalar forte e foi o que fiz, mas sem desrespeitar a frequência cardiaca máxima,  fechei o pedal com 2h33’57” e recuperei 30 posições.
Já na area de transição, me preparei para fazer aquilo que tenho de melhor que é a corrida. Sai para correr na 51 posição debaixo de muito sol e de encontro as 8 longas subidas em uma ponte que tinhamos pela frente.
Fui para a etapa final com o grande desafio de buscar uma melhor posição e mesmo sendo uma estreia queria muito uma vaga para o Mundial de 70.3 de Las Vegas em 2011, mas para isso teria que ficar entre os 4 primeiros , o que em uma estreia seria bem desafiador.
O percurso de corrida tinham 2 voltas , a primeira de 11 km com 4 subidas de pontes e a segunda com 10km e as mesmas subidas, mas com um tapete vermelho na chegada e muita gente assistindo e nos dando apoio.
Passei muita gente que estava andando debaixo daquele sol intenso e uma falha de organização comprometeu ainda mais aqueles que estavam dependendo somente dos postos de água. Faltou água em um dos pontos e eu via a galera brigando para pegar gelo. Minha sorte foi de ter levado um Fuel Belt na cintura que fui carregando minhas próprias garrafas de agua durante a corrida.
 
No último km de corrida a emoção tomou conta de mim, não estava acreditando no que tinha feito diante de tantos desafios naquela prova. Entrei no corredor da chegada chorando demais, mas muito feliz com tudo. Foram muitos meses de preparação, deixei de sair, curtir com minha esposa inumeras vezes, além de inumeros dias durmir muito pouco para conseguir conciliar trabalho, família e treinamentos.
No final a grande surpresa, fechei a corrida para 1h39’21”, recuperando mais 32 posições e chegando em 19 Lugar em meu primeiro IRONMAN 70.3. Obtive a 4a. melhor corrida entre os 100 primeiros amadores.

VIDEO DA CHEGADA
 – Narração e tudo mais 🙂 …”Flavio Rossé from Brazil”

MUNDIAL de IRONMAN 70.3 – Las Vegas
Faltou pouco, a vaga chegou até a 7a. posição. Fiquei a 12a. posições e 10’08” da tão sonhada vaga e é por este motivo que já estou registrado para 2011 com o Objetivo de ser TOP 10. Espero conseguir apoio para que isso seja possível no próximo ano !!!

AGRADECIMENTOS

Muito Obrigado a todos os amigos e familiares pelas mensagens de apoio em ligações, emails, twitter, facebook e demais.

Ao meu patrocinador Dogo&Dogo que considero uma grande familia e aos Apoio New Balance, HCJ Assessoria Esportiva, Emporium Saude, Aquasphere, Accelerade, Camila Stukar Studio Pilates, Webike, PlenafisioSynergy Sport-GRAY, New Comp H Free Sports por acreditarem em mim e fazer deste sonho uma realidade.

Agradeço a Prefeitura de São Caetano do Sul que divulgação no site da prefeitura e ao Diario do Grande ABC  pela matéria fantástica que fizeram no Jornal.

Agradeço de coração a todos que me ajudaram a realizar este grande sonho além de uma realização pessoal.

You must be logged in to post a comment.